HIDRATAÇÃO SÓ COM ALIMENTOS?

Oi pessoal, tudo bem? 😘

Sabemos que muitos alimentos são utilizados na hora de cuidar das madeixas. Quer um exemplo? Aposto que você já usou azeite ou vinagre de maçã em alguma etapa do seu cronograma. Acertei?

Eu amo fazer misturinha com alimentos e na maioria dos meus tratamentos caseiros, minha máscara capilar é sempre potencializada com algum tipo de alimento.

E nessa minha saga de cuidados capilares, pensei: O que aconteceria se eu misturasse um monte de comidinhas e aplicasse no cabelo? 😕




Escolhi 5 alimentos, que juntos formam uma bomba de vitaminas para os cabelos! 💣

 📌ABACATE
O abacate é um fruto rico em nutrientes benéficos à saúde dos cabelos, como óleos (em uma quantidade de 70% de gorduras monoinsaturadas ou “gorduras boas”) e vitaminas A, do complexo B, C e E, que possuem ação hidratante, além de minerais como potássio, magnésio, fósforo, cobre e zinco.

Todos esses nutrientes presentes em sua composição são capazes de oferecer brilho, maciez e nutrição aos fios, deixando-os mais fortes e hidratados por mais tempo. Por este motivo, a hidratação com abacate é mais indicada para mulheres que têm cabelos cacheados e crespos, que costumam ser mais ressecados naturalmente, devido ao formato do fio, que não deixa a oleosidade do couro cabeludo chegar até o comprimento e pontas das madeixas.
Além disso, graças às propriedades das vitaminas do complexo B, cabelos quimicamente tratados também podem se beneficiar de forma significativa da hidratação com o fruto, uma vez que ele também possui um alto teor de óleo, que, junto com esses nutrientes, combate o ressecamento causado pelos produtos e procedimentos químicos, além de eliminar com os efeitos do secador e da chapinha.


📌LEITE DE COCO
Os cabelos cacheados e crespos, assim como os outros tipos, ficam muito expostos aos raios solares, poluição e umidade. O problema é que, por conta do formato, é preciso lavar os fios corretamente para eliminar todas as impurezas. E sabemos que nem sempre temos tempo para fazer uma limpeza mais profunda.

Uma das grandes vantagens do leite de coco é que ele possui ácido láurico, que faz essa limpeza nos fios sem danificar a fibra capilar. Além disso, o ingrediente é muito fácil de achar! Mas, se preferir a versão caseira do produto, não tem problema nenhum, pode fazer e usar à vontade!








📌AÇÚCAR MASCAVO 
Enquanto a gente tenta cortá-lo da dieta, podemos adicioná-lo ao tratamento capilar com o objetivo de recuperar a maciez e o brilho das madeixas, além de diminuir o frizz e a porosidade dos fios. Esses grãos também ajudam a selar as cutículas e acabar com as pontas duplas. 

Para começar, é importante definir que você deve usar um açúcar menos refinado possível, como o mascavo ou cristalizado. Acontece que estes não passam por muitos processos químicos, mantendo as suas propriedades, como as vitaminas B1, B2, C, cálcio, magnésio, ferro, zinco e fósforo. Ou seja, tudo o que precisa para deixar o cabelo livre do ressecamento. O alimento age como um esfoliante capilar, dando mais vida e brilho, além de deixar os fios bem alinhados.

📌GEMA DE OVO
Os nutrientes essenciais que estão presentes na gema de ovo são: proteína de alta qualidade, vitaminas como A, E, e D, elevado teor de ácidos de enxofre e de ácidos gordos. Gema de ovo é um bom condicionador de cabelo natural, porque de todos estes componentes nutricionais. 


Alguns dos efeitos importantes são as seguintes: 
O cabelo fica seco devido à falta de umidade no mesmo. Quando a gema de ovo é aplicado no cabelo áspero, crespo, ele age como um hidratante natural e hidrata os cabelos. Como resultado, a textura original macia e suave do cabelo é restaurada.
O teor de proteínas da gema adiciona força para os folículos pilosos e faz as raízes do cabelo mais fortes.
Os nutrientes do ovo repara cabelos danificados, frágeis e evita a ruptura do fio.
Vitaminas A e E na gema de ovo controla queda de cabelo.
Os ácidos graxos na gema do ovo trazem de volta saúde e o brilho natural e do seu cabelo.
B12, enxofre e vitamina de gema de um ovo ajuda o cabelo crescer mais rápido. Isto irá aumentar o volume do cabelo e você pode exibir seu cabelo grosso em breve.



📌GELATINA 
Apesar dos avanços tecnológicos nas fórmulas de produtos e cosméticos capilares, as receitas caseiras, na maioria das vezes contém ingredientes baratos que nós temos na cozinha. Elas estão ganhando bastante espaço na rotina diária de beleza de muitas de nós.
É o caso da gelatina! Por conter entre os seus componentes dois ativos essenciais para a saúde dos fios – açúcar e colágeno – o produto promete devolver o brilho e maciez de forma imediata às madeixas, sem precisar gastar muito tempo ou dinheiro para isso.


Gravei um vídeo usando todos esses ingredientes de uma vez! Sem misturar com máscara capilar ou qualquer outro cosmético. Assista!


       
                    

Espero muito que vocês tenham gostado do vídeo! Não esquece de se inscrever no canal, ativar as notificações e claro, de deixar aquele like! 👍

A gente se vê no próximo post!
Fran. 

Além de deixar os cabelos hidratados, macios e brilhosos, a hidratação com abacate também pode ajudar a potencializar a resistência dos fios à queda e prevenir o surgimento de pontas duplas, sendo esses benefícios diretamente ligados a um maior crescimento saudável e com mais vida.


Comentários

Postagens mais visitadas