HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECOSNSTRUÇÃO. O QUE SÃO?

Oi pessoal, tudo bem? 😘

Quando comecei a me apaixonar pelo mundo capilar, senti muita dificuldade em entender as funções, as composições então... Nem se fala!
Por isso, resolvi criar uma lá no meu canal do Youtube, uma série de vídeos falando da parte técnica" dos cuidado capilar.

Hoje, vamos falar do básico do básico! Todo mundo precisa saber disso pra começar a entender as coisas com mais facilidade.



Existem três coisas que o cabelo precisa pra se manter bonito e saudável: hidratação, nutrição e reconstrução.
Esses três tratamentos fazem parte do cronograma capilar, que nada mais é que uma rotina de cuidados com o cabelo, onde você vai intercalar a hidratação, a nutrição e a reconstrução.

De um modo geral, todos precisam fazer o cronograma capilar, por que não são só as químicas, colorações ou descolorações que danificam os cabelos. Raios solares, cloro na água e poluição também são responsáveis pelo desgaste da fibra capilar.

Se você nunca fez e não sabe como montar seu cronograma capilar, recomendo que você comece pela tabela oficial e depois de conhecer seu cabelo, se você quiser, pode montar a sua própria tabela.


Agora vamos entender porque essas etapas são tão importantes para o nosso cabelo.

HIDRATAÇÃO

A principal função da hidratação é repor a água e a umidade dos fios. No geral, é de hidratação que o cabelo mais precisa. A hidratação oferece brilho, sedosidade, movimento, maciez e alinhamento.
E por ser apenas uma reposição de água, ela não pesa nos fios, permitindo que você faça quantas vezes quiser!

As máscaras hidratantes podem ser identificadas pelos seguintes componentes:
📌 Extratos vegetas de plantas ou frutas
📌 Pantenol
📌 Glicerina
📌 Aloe Vera (a famosa babosa)
📌 Silicones
📌 Vitaminas
📌 Mel e açúcar

NUTRIÇÃO / UMECTAÇÃO
A nutrição e a hidratação andam juntinhas. A função da nutrição ou umectação é repor a gordura e a oleosidade natural dos fios. A nutrição trás brilho, força, vitabilidade, acaba com as pontas duplas e ajuda a selar a hidratação dentro da fibra capilar, impedindo que o cabelo perca a água e a umidade.
Por se tratar de uma reposição de de gordura, pode ser que ela pese nos fios. O recomendado é fazer de 1 a 2 vezes por semana.

Existem duas formas de fazer nutrição: com óleos vegetais e máscaras nutritivas. Podemos identificar pelos seguintes componentes:
📌 Óleos vegetais: argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, cocô, linhaça, oliva;
📌Manteigas vegetais: karité, cupuaçu, bambu, cacau, abacate;
📌 Tutano vegetal ou animal.

RECOSNTRUÇÃO
A reconstrução é responsável pelo fortalecimento dos fios, devolvendo a massa, proteína e aminoácidos que se perdem com o tempo ou por processos químicos. Ela é indicada para cabelos ressecados, quebrados, danificados por processos químicos.
As máscaras reconstrutoras tendem a deixar os cabelos com aspecto rígido e opacos, pois ela é capaz de apenas repor a massa capilar, proteger, encorpar e fortalecer os fios.
Algumas máscaras tem um alto poder hidratante, mas se não tiver, pode ser feito uma hidratação depois, apenas para devolver a malemolência do cabelo.

💡 DICA: As máscaras que deixam os cabelos rígidos, são perfeitas para quem esta com o cabelo elástico! Pois, engrossa o fio e evita que de estique.

Você pode reconhecer as máscaras reconstrutoras pelos seguintes componentes:
📌 Queratina
📌 Creatina
📌 Arginina
📌 Cisteína
📌 Colágeno
📌 Proteína hidrolisada
📌 Aminoácidos

💢 IMPORTANTE! 💢
Queratina em excesso pode deixar os fio rígido ao ponto de quebrar! Por isso, é indicado usar as máscaras reconstrutoras uma vez por mês ou se o cabelo estiver muito danificado, de 15 em 15 dias.
Se tiver necessidade, use antes e depois de um processo químico.

Postei um vídeo no meu canal do Youtube com mais informações, assista!

                  


Sabendo o que são e para que serve, tudo fica mais claro, não é?!
Espero ter te ajudado a entender um pouco melhor e também espero ter cultivado em você o desejo de cuidar dos cabelos!!

Um super beijo e até o próximo post!
Fran.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas